FAQ

Quais são os municípios envolvidos no projeto VOAHR Municípios?

Câmaras Municipais de: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira,Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

 

Qual é a duração do projeto VOAHR Municípios?

De outubro de 2018 a setembro de 2021.

 

Qual é a área geogáfica de atuação do projeto VOAHR Municípios?

Território Metropolitano do Porto.

 

Quais são as ações-chave do projeto VOAHR Municípios?

  1. APOIO ÀS ESTRUTURAS MUNICIPAIS DE VOLUNTARIADO

Pretende apoiar o Banco Local de Voluntariado (BLV) a alavancar a sua estrutura e a fazer o levantamento das necessidades do município no que concerne a dinamização do voluntariado a nível local. Será também dada formação e consultoria aos técnicos dos BLV.

  1. CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DE VOLUNTARIADO (metodologia CADEI)

Implementação da metodologia CADEI, que tem 4 passos: CApacitção, Diagnóstico, Experimentação e Impacto. Esta fornece instrumentos e competências em voluntariado e gestão de voluntariado aos agentes de voluntariado de modo a que exista um efetivo impacto no cumprimento da missão das organizações sociais. Atua in locu e encadeia técnicas de capacitação numa sequência e intensidade que garante impacto. Tem o propósito de envolver toda a organização no processo de criação/melhoria do programa de voluntariado e de alimentar a sua motivação para a mudança (dada a natural resistência humana à mudança).

  1. VOLUNTARIADO INCLUSIVO

Em primeiro lugar, será realizado um estudo de opinião pública sobre a perceção dos cidadãos acerca do voluntariado e do voluntariado inclusivo, seguida por uma campanha de educação da opinião pública. Após isso, será criada uma bolsa de voluntariado inclusivo com posterior formação às ONG acolhedoras, orientação vocacional e formação aos voluntários proponentes.

 

Porque é necessário implementar o projeto VOAHR Municípios?

O voluntariado dinamizado pelas estruturas municipais não se pode limitar a um simples emparelhamento entre a oferta de oportunidades de voluntariado e a procura de voluntários. É necessário que se criem oportunidades de voluntariado inclusivas e que se consiga construir uma rede entre todos os seus parceiros na comunidade.

Como tal, pretende-se aumentar o impacto do voluntariado a nível municipal através de ações de formação, consultoria e auditoria que tornem o trabalho de voluntariado cada vez mais eficiente e profissional. Só assim é possível dinamizar e potenciar o voluntariado a nível local de modo a que resulte num efetivo combate aos problemas locais.

 

Quando e como serão disponibilizados os manuais de formação?

Os manuais serão disponibilizados online e gratuitamente na página Material Formativo ao longo do período de implementação do projeto VOAHR Municípios.