Guias

Durante a iniciativa serão concebidos 3 guias, que irão funcionar como um veículo com um objetivo de prolongar os impactos sociais positivos gerados (disponibilizados gratuitamente online), surgindo como uma materialização da apropriação institucional da solução implementada pelas Estruturas Municipais de Voluntariado e ONG.

Guia de Implementação da Metodologia de Capacitação em Gestão de Voluntariado CADEI

Decorrente do conhecimento acumulado – empírico (prático) e científico –, a Pista Mágica percebeu que a formação tradicional é limitada, quando se pretende mudar procedimentos e mentalidades nas organizações. A mudança só surge se toda a organização reconhecer a importância do voluntariado (e da sua gestão eficaz) e compreender que este pode trazer uma riqueza ímpar à organização – se esta estiver disposta a investir na sua implementação.

Com esta publicação pretende-se dar a conhecer uma metodologia já testada de capacitação inovadora em Gestão de Voluntariado, a CADEI, para que possa ser utilizada por quem dela necessite.

Download
Guia para a Criação e Gestão de Estruturas Municipais de Voluntariado

Esta publicação tem como propósito fornecer ferramentas para apoiar a criação e gestão de projetos que dinamizam e promovem o voluntariado num determinado território, sejam eles denominados de Bancos Locais de Voluntariado, Bolsas de Voluntariado, Iniciativas Locais de Voluntariado, etc. A publicação encontra-se dividida em 3 partes. Na primeira explicamos o que é uma EMV (ao apresentar a sua definição, a sua inovação social e as competências que abarca); seguidamente são apresentadas as fases do processo de criação de uma EMV (ou reestruturação de uma já existente) e, por último, são abordados os vários aspetos a ter em consideração na gestão de uma EMV.

Download
Guia para um Voluntariado Inclusivo

manual completo gestao voluntariado
Manual Completo de Gestão de Voluntariado

Também lançado no âmbito do projeto VOAHR Municípios, financiado pelo Fundo Social Europeu (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego – Portugal Inovação Social), agora adaptado para o contexto português, o Manual Completo de Gestão de Voluntariado é um manual que, através de instruções, dicas, exemplos, boas práticas e humor, pretende contribuir para um voluntariado com maior impacto. Publicado pela primeira vez em 2000 nos EUA, conta já com várias edições, sendo considerado, a nível planetário, a “Bíblia” da Gestão de Voluntariado.

Pode adquiri-lo aqui.